Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Suinocultura, um ás da sustentabilidade !


 Olá amigos.
 Primeiramente creio que lhes devo explicações pelo atraso das postagens e o excesso de "copy post" nessas ultimas semanas, bom, quem acompanha o NR a mais tempo sabe que trabalho em uma instuição de ação social (Instituto Pró Cidadania de Curitiba) e que em certas épocas me é requerido mais tempo e esforço (no momento o dia das crianças e a preparação para o natal), além de outras ocupaçãoes como auto escola e recentemente um preparatório para o temível ENEM, e foi justamente hoje durante a aula de biologia, ouvindo sobre energia sustentável que surgiu o nosso assunto do dia, como vocês devem deduzir pelo título  "A Suinocultura" lol.
  A suinocultura na sua forma mais simples nada mais é do que a parte da zootecnia que trata da criação de suínos para a produção de alimentos e derivados, muito bem implantada no Brasil diga-se de passagem, porém aqui a o foco de nosso estudo é a geração de energia através dela..
  Certamente se você nunca ouviu falar a respeito disto antes deve estar se perguntando, o que mesmo criação de porcos tem a ver com geração de energia ? Bom, vamos explicar... Na verdade a criação dos suínos em sí realmente não tem muito a ver com a geração de energia propriamente dita, mas sim o aproveitamento do escremento dos suínos para a sua fabricação.
   Os dejetos que sempre foram considerados grandes fontes de poluição, agora podem ser fontes de riqueza. “Uma granja de suínos, além de grande produtora de carne, pode constituir-se também em excelente produtora de energia, basta instalar um biodigestor, equipamento usado na produção de biogás, quem tem atuação parecida com a de um reator químico, só que usa como agente o gás metano gerado pela matéria orgânica, produzindo energia a princípio suficiente para a propriedade. Trocando em miúdos, o que antes era desprezado, agora pode ser inclusive fonte de renda.

  Sonhando alto:
  Se a matéria prima deste reator é o gás metano que sabemos ser derivado da matéria orgânica, então por que não usar todo tipo de matéria orgânica descartada na natureza para produzir esta energia ?
  Seria uma ótima ideia, pois além de ajudar na limpeza do meio ambiente estaria sendo gerada energia renovável e ainda ocorreria uma desaceleração do efeito estufa, já que o gás metano é duas vezes mais prejudicial ao clima global do que o Gás Carbônico, porém esta é uma alternativa relativamente nova e ainda com poucos investidores, ainda no ramos dos suinocultores estima-se que haja mais de dois mil biodigestores já implantados porém este número ainda é pequeno, se comparado com as mais de 700 mil propriedades que produzem suínos no território nacional.
  Por enquanto esta é uma das melhores alternativas para geração de energia limpa e renovável que temos no país, infelizmente ainda não forma uma parcela significativa no segmento, mas quem sabe um dia ? Pois como ja diz o ditado "Sonhar não paga imposto" mas por enquanto vamos parabenizar a iniciativa dos suinocultores geradores de energia.
 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...