Pesquisar este blog

domingo, 6 de novembro de 2011

Crescimento da China !

   
   Olá amigos !
   A China é o país com o desenvolvimento mais rápido da historia, da última década pra cá conseguiu alavancar um crescimento médio de 10% ao ano, para se ter uma ideia da grandeza desta marca no ano de 2010 quando aconteceu primeiro PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) foi o ano de maior crescimento do Brasil, onde o PIB registrou um crescimento de 5%, antes disto o Brasil se desenvolvia numa média de 0,8 a 1% ao ano.
   De que o crescimento Chines é plausível, não há dúvidas, mas e os chineses, o que acham disto? Será que a qualidade de vida dos habitantes acompanhou o crescimento econômico do país?
   Infelizmente a, economia chinesa ainda conta com a grande mão de obra barata existente em sua sociedade para crescer ainda mais. Em contrapartida a toda a melhoria social que a China promoveu para o seu povo, a exploração do grande contingente de desempregados, os quais vêm do campo para trabalhar nas grandes indústrias, ainda expressa a má qualidade de vida dos chineses. Pode-se tomar como exemplo a situação de Xangai, onde todos os dias chegam 28.000 novos trabalhadores dispostos a trabalhar 12 horas por dia, sete dias por semana e receber por volta de 100 a 200 dólares por mês. O país cresce de maneira acelerada, porém, mais da metade dos chineses não percebem grande alteração em seu poder aquisitivo e ainda existem muitos no estado de extrema pobreza.
   Além dos problemas sociais, oriundos do desenvolvimento a China está desenvolvendo problemas no meio ambiente, pois faz uso desmedido de seus recursos naturais, como o carvão mineral e o petróleo, o que desencadeia uma poluição do ar em níveis altíssimos e contaminação dos seus rios e lagos. Projeções realizadas pela Saiba (Administração Estatal de Proteção Ambiental (também não entendi a sigla) ) para daqui a 10 anos afirmam que a China irá passar por uma crise ambiental caso não mude seu sistema de desenvolvimento econômico.
   Ao que parece, o erro da China foi pensar que uma nação poderosa se dá só o com crescimento econômico, esquecendo dos habitantes desfavorecidos da sociedade, o que provavelmente acarretará num país mais violento, loga a China onde os policiais usavam só apito e não haviam muitos tumultos.
    O Brasil por sua vez está cotado como um dos próximos países a digievoluir para potência, espero que possa obter o equilíbrio entre a produção acelerada e preservação de seus recursos naturais, varrer de uma vez por todas a corrupção e realizar uma reforma cultural fazendo a população dar valor ao novo Brasil,  aí sim poderemos nos dizer um país desenvolvido, pois crescer só é bom quando a mudança é para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...