Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Pré sal, esteja por dentro

Uma grande reserva submarina de petróleo descoberta no ano passado tem o potencial para transformar o maior país da América do Sul em um exportador considerável, colocando o país no cartel dos maiores produtores globais - a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).
  A descoberta, juntamente com os projetos de refinamento atuais da Petrobras, poderia eventualmente fazer do Brasil o maior exportador de gasolina também, fornecendo o combustível para suprimento dos EUA e outros países onde é quase impossível construir novas refinarias.
   A bacia de subsal que contém a reserva Tupi, o novo campo em águas profundas com quantidade estimada de óleo cru entre 5 e 8 bilhões de barris, está criando forte expectativa entre as maiores companhias do setor em todo o mundo.
   Elas têm buscado projetos de escala global em que valha a pena investir, com o petróleo custando cerca de US$ 100 o barril. A Tupi é maior descoberta petrolífera desde o campo de 12 bilhões de barris descoberto em 2000 no Cazaquistão.
   Mesmo que a Petrobras peça ajuda de outras grandes empresas de petróleo, as primeiras quantidades comerciais de petróleo só serão produzidas em cerca de sete anos.
   Jose Sergio Gabrielli, presidente da Petrobras, afirmou que estava otimista quanto à capacidade de a empresa desenvolver o petróleo com pouca ajuda externa. “Acreditamos que podemos desenvolver o petróleo mais rápido do que achávamos no começo”, afirmou Gabrielli em entrevista na semana passada. “Não creio que tenhamos um desafio tecnológico insuperável do ponto de vista tecnológico”.

  Há apenas uma década, a idéia de que o Brasil se tornaria auto-suficiente em energia, ou mesmo a de assumir o papel de exportador, parecia. A Petrobras foi formada há cinco décadas para ser em grande parte uma empresa de importação de petróleo para apoiar a economia crescente do país, que é atualmente a 10ª maior do mundo.
  Mesmo assim, há dois anos, mesmo sem a reserva Tupi, o Brasil atingiu seu tão sonhado objetivo da auto-suficiência em termos energéticos, em parte pela expansão de seus recursos domésticos de combustíveis fósseis e em parte também por desenvolver uma extensa indústria de produção de etanol a partir de cana-de-açúcar. 
  Hoje, a Petrobras tem o objetivo de elevar a produção de óleo cru do Brasil em pelo menos 100 mil barris por dia a cada ano. Com a Tupi, as reservas comprovadas de 12,2 bilhões de barris do país aumentariam para cerca de 17, 2 bilhões, colocando o Brasil à frente dos 17, 1 bilhões do Canadá e dos 12,9 bilhões do México.
  O país ficaria entre a China e a Nigéria na escala mundial, de acordo com o Relatório Estatístico de Energia Mundial BP. A Venezuela, em comparação, tem cerca de 80 bilhões de barris de reservas comprovadas.
   Desafios:
  A Petrobras atualmente vende 90% de seus produtos refinados no mercado brasileiro. Para assegurar seu futuro como exportadora, a companhia está construindo duas novas refinarias agendadas para começar suas operações em 2010 e 2014, que irão aumentar a capacidade de refino do país em quase 40%.
  Mas seu maior desafio será o desenvolvimento a Tupi para que se torne um grande campo de petróleo. A reserva está a cerca de 7 km abaixo da superfície do oceano. Para alcançá-la, a Petrobras terá que atravessar mais de 2 mil metros de água e perfurar mais de 5 km através de areia, rocha e uma camada maciça de sal que se estende por centenas de quilômetros.
   Perfurar através do sal ou em torno dele é um desafio mais significativo do que cavar através de camadas de sal no Golfo do México, que são mais dispersas, segundo analistas.
   A descoberta da reserva Tupi mudou a mentalidade no Brasil da noite pro dia. O presidente da Venezuela, Hugo Chavez, provocou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamando-o de “magnata do petróleo”.
   O próprio Lula declarou que a descoberta provou que “Deus é brasileiro” e prometeu que o Brasil procuraria se juntar à Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) dentro de alguns anos.
 
http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL255766-9356,00-DESCOBERTA+DE+PETROLEO+COLOCA+BRASIL+ENTRE+OS+MAIORES+DO+MUNDO.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...