Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Desenvolvimento com sustentabilidade é possível? Verdades sobre o Movimento Gota D'água !

   Olá amigos !
  Está para iniciar-se a construção da usina Hidrelétrica de Belo Monte, o que exigirá o alagamento de 620 km da Floresta Amazônica Paraense, por isso na contra mão desta obra surgiu um grupo de ativistas que buscam barrar a construção, mas o fato mais intrigante é o de atores da globo terem se associado a esta luta com este um vídeo, veja !

  A campanha é claramente de marketing, visto que procuram passar sua ideologia usando manequins midiáticos, que realmente mudam a opinião das pessoas mais ignorantes. ( Se não bastasse tentar nos manipular pela televisão, agora também estão buscando fazer aqui na internet )
   Na tentativa de convencer o público a assinar uma petição no site, Maite Proença tira o sutiã e Juliana Paes dá uma piscadinha poderia ser ao contrario não é ?
   Vale ressaltar que estes são atores globais, e que trabalham a troco de cachê, não deve ter sido diferente neste caso, ou você acha que eles realmente passam o dia pensando na floresta ?
   Também nota-se uma falsa preocupação com deslocamento das pessoas, além de darem uma enfase enorme no fato de serem índios, qual o problema nisso ? Cadê a igualdade social ?
   Na construção da usina hidrelétrica de Itaipu aqui no paraná as pessoas concordaram com o deslocamento mediante indenização, os ativistas podem ficar despreocupados que ninguém vai alagar a área sem avisar os habitantes, afogando todo mundo (lol)
  O vídeo todo decorre com argumentos fracos e sem muito embasamento, o que poderia ser feito por qualquer um, por exemplo nota-se uma imensa repercussão no valor da obra,  afinal esta é a unica informação sólida que os atores tem a passar.
   
    Verdades:
   A usina de Belo Monte, assim como qualquer outra obra que vá trazer progresso ao país consequentemente vai resultar num impacto ambiental.
   O que tem que ser entendido pelos governos e pelos ativistas é que dá para se escolher o progresso sem abrir mão da preservação do meio ambiente, quando um determinado lugar é atingido, o que se deve fazer é investir uma parte daquele lucro em prol da própria preservação de outros ambientes, como por exemplo, um agricultor que desmata uma área para plantio, sua obrigação é plantar novamente aquela área devastada em outro local, isso é "crescimento sustentável", do contrário estamos falando só em sustentabilidade e nos esquecendo do desenvolvimento , deixando o Brasil sempre como celeiro do mundo !
   É bem verdade que existe esta necessidade de se preservar o planeta, até por que se não, nós não teremos mais onde morar ou que comer e beber, porém isto seria algo a ser feito em grupo com todos os países,  ou ninguém se lembra da vergonha que foi o protocolo de Kyoto onde todos os países se reuniram para tratar do aquecimento global, e acabando a conferencia nada foi decidido ?
   Não adianta só um ou outro continuar negando a evolução e continuar num estado de colônia a fim de preservar a natureza, ao passo que outros gigantes continuam enchendo os bolsos, poluindo o ar e os rios que são de todos..
   É obvio que existem outras possibilidade de se gerar energia sem ser hidrelétrica, porém se eles acham caro o custo de 30 bilhões de reais, é por que eles não sabem o preço da produção de energia geotérmica que é o que seria uma opção aceitável para uma nação do tamanho do Brasil, embora também haja um dano ao ambiente, aí você pensa, mas e a energia eólica ou solar, por que não usa-las ? Pois estas não são capazes de produzir energia o suficiente com a mesma eficiência da hidrelétrica e nem se fala em energia radioativa pois não queremos ter o mesmo azar de Fukushima com uma usina nuclear.
   Provavelmente as vozes por trás deste movimento devem ser de poderosos extrangeiros interessados no atraso econômico do Brasil, para manter-se na elite dominante no mundo, visto que o pais é um dos que está cotado para a escalada econômica da próxima década.
 
  Conclusões:
  O planeta terra tem que ser preservado é verdade, talvez até tenha que ocorrer uma desaceleração do crescimento, mas não só no Brasil enquanto que o resto do mundo continua investindo em usinas nucleares, hidrelétricas e queimando combustíveis fósseis, o Brasil não pode ficar para trás pois se não seremos escravos do resto do mundo.
  Mas o crescimento pode ser sustentável sim, porém não vamos nos esquecer nem de um nem de outro, e sim achar a linearilidade entre os dois termos, pois de nada adianta ser a potência das galáxias, morando num lugar de clima ostil.

  Se nada adiantar vamos rir do assunto ?
Clique "aqui" para ver uma versão mais engraçado do vídeo dos globais feito pelos Vj's no furo mtv.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...