Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Rock e Politica, Tudo a Ver !


   Roqueiros existem de tudo quanto é tipo: conservadores e progressistas, beligerantes e pacifistas, carnívoros e vegetarianos... Mas o rock, de maneira geral, com seu jeito contestador, agressivo, tem uma ligação muito forte com a política e questões sociais.
   Então, em respeito ao meu tema principal aqui (política), e em homenagem ao dia do rock (13/07) que já passou porém o blog ainda não estava na ativa, citarei alguns famosos exemplos dos principais protestos nacionais deste seguimento.

  Vamos começar então com os imortais Titãs e sua música Comida, Composição de  Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Brito.
   Esta a exemplo de tantas outras músicas da banda é uma letra furiosa mostrando que comida e água não são os únicos anseios do povo.
 Pode-se ter sede de cultura, de diversão e de prazer.
   Não adianta o governo nos apresentar cifras vultuosas da balança comercial, quando esse numerário não se transforma em valores, realmente necessários para o povo. Ou seja  o problema não se resolve abanando tais numeros na cara da população, quando o que se quer, é vê-los transformados em serviços, tais como boas escolas, bons hospitais, acesso ao lazer e a cultura.
   É isso que faz um governo ser inteiro. Pela metade já não nos interessa mais.

   Continuando, a playlist dos protestos, no ano de 1988 Cazuza lança uma faixa no seu novo álbum 'Ideologia' chamada Brasil, três anos após deixar o Barão Vermelho.
   Cazuza sempre teve horror de politica, mas tem coisas que você não precisa saber, qualquer um vê que esta é uma música crítica, mas não tem nada a ver com uma fase politica, e sim com o evento ciclico que vem acontecendo mandato após mandato.
    O povo brasileiro se veste nesta música,onde o cantor relata um Brasil envolto na corrupção, de falsas promessas, de falcatruas, um país desimportante,desonesto,hipócrita.
    Enfim o cantor expressou nesta música a insatisfação e indignação de um povo que apesar de sofrido,ainda acredita no futuro da nação.

    Procedendo a matéria  porém ainda no ano de 1988, temos os renomados Engenheiros do Hawaii lançando o álbum "Ouça Oque Eu Digo Não Ouça Ninguém" com a faixa "A Verdade a Ver Navios" , expressando em seus versos sua indignação com os politicos corruptos, que fazem suas falcatruas e depois de descobertos, dizem como se fosse verdade... "Não fui eu, eu não sei de nada" (fato ocorrido recentemente com o aclamado Lula, ainda em seu mandato, mais essa prosa é pra outro chá).
  No final deste ano, os gaúchos migravam do Rio Grande do Sul para o Rio de Janeiro, em entrevista Humberto Gessinger (vocal) diz: Se a gente não viesse, a banda acabava(...) A gente foi quase expulso. Não pelas bandas mas por todo o ambiente que se formava. Não queríamos virar para o sul o que a Carmem Miranda é para o Brasil...
  
                               Resumo da Ópera... Ops! do rock n roll.

   Assim podemos concluir que o rock e a política são galhos da mesma árvore, pois se o rock é na sua essência protestante, oque mais gera protestos do que a política?
  Claro que três musicas não formam uma parcela significativa na gigantesca massa das musicas expressivas desse gênero, mas este é um exemplo de como duas coisas aparentemente distantes se engajam num comportamento crítico/funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...