Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Independência ou ... A verdade sobre o 7 de setembro


   Bom dia amigos!
  O feriado está chegando e não dá para deixar passar em branco não é, hoje falaremos um pouco sobre o dia da independência, porém vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto, conhecer um pouco do que realmente ocorreu nesta data.
  Conta a Historia que no dia 7 de Setembro de 1822, D. Pedro I, montado em seu alasão, parado  as margens do riacho Ipiranga recebia uma carta da corte em Lisboa, exigindo-lhe que volta-se a a metrópole pois Portugal pretendia recolonizar o Brasil, e não o poderia fazelo com ele estando nas terras, D. Pedro em discordância desenbanha sua espada ergue-a e proclama o afamado grito "Independência ou Morte" culminando o processo de emancipação do Brasil que deixaria de ser colônia e se tornaria agora um império, onde o própio D. pedro seria o Imperador.


"O Grito do Ipiranga,Pedro Américo"

  Mas será mesmo que foi assim tão fácil para portugal abrir mão de uma colônia que lhe enchia tanto os bolsos, ainda mais no século XIV quando Portugal estava entre os países mais ricos e poderosos do mundo, onde a opção "morte'' não lhe implicariam muito medo. Vê-se então que a independência não era algo tão simples assim, mesmo D. pedro sendo o filho do rei de Portugal  D. João VI.
 Na verdade naquela época o Brasil só teve a sua independência reconhecida pelos Estados Unidos e pelo México, o  Governo Português exigiu uma quantia exorbitante para também reconhecer a tal, valor este que o país não tinha e se viu obrigado a emprestar da Inglaterra, e aí começa o endividamento externo.
  Ainda há algumas historias onde não se pode afirmar a veracidade e nem de taxalas como hoax, como é o caso de versão em que Dom Pedro I estava na verdade com diarréia, e quando chegou a tal carta do Rei de Portugal (Seu pai) ele apenas disse (QUE PORTUGAL VÁ A *****) Não teve cavalo.. nem aquela roupa toda que ela é retratado em quadros ( Até porque num país tropical como o nosso, fica complicado usar aquelas roupas) e muito menos o tal grito!
 
Obviamente esta é apenas uma pincelada neste assunto que posteriormente é envolto por outros importantíssimos movimentos como a inconfidência mineira do grande Tiradentes po exemplo.

   A titulo de curiosidade o nome completo de Dom Pedro I era: Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...