Pesquisar este blog

domingo, 1 de julho de 2012

A atual situação da educação no Brasil (parte 2)


 Essa ideia de incapacidade de assombra nossas mentes desde que o foi dito pela primeira vez que havia algo errado com nossa educação é o que realmente impede a mudança e o crescimento. Tal como o homem, a sociedade nunca vai ser perfeita, até porque não existe apenas uma ideia absoluta de perfeição.
 Paulo Freire muitas vezes explicitou o problema da educação, e quem viveu na época da ditadura sabe o quanto ele sofreu e arcou com as consequências disso. Em um dos seus textos, ele fala sobre uma educação bancária, onde os professores apenas "depositam" seus conhecimentos nos alunos, como se o conhecimento pudesse se manter homogêneo após chegar aos ouvidos dos alunos. A sala de aula é como uma floresta, se olhada de longe é tudo a mesma coisa, mas se oservada de perto podemos ver cada característica específica das árvores.
 Como disse no começo do texto, na citação, a sociedade espera que a educação mude tudo e resolva todos os problemas, mas isso não vai acontecer enquanto não houver um real investimento na capacitação de funcionários e na estrutura de aprendizagem, tanto física quanto pedagógica.
  Cabe somente a nós, "meros" cidadãos, enxergarmos que não se consegue nada sem mudanças. Cabe a nós exigirmos dos governantes aquilo que realmente importa e tomarmos atitudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...