Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Politica do Pão e Circo


 Bom dia meus queridos leitores!
 Como Prometido a um tempo atrás, hoje o assunto é a politica de pão e circo.
 Bom, primeiramente vamos entender o que foi e como se deu esta.
 Na Roma antiga, a escravidão na zona rural fez com que vários camponeses perdessem o emprego e migrassem para a cidade, em busca de melhores condições. O crescimento urbano acabou gerando problemas sociais e o imperador, com medo que a população se revoltasse com a falta de emprego e exigisse melhores condições de vida, acabou criando a política “panem et circenses”,  a política do pão e circo. Esta não era mais que um método de dominação de massa onde todos os dias havia lutas de gladiadores nos estádios (o mais famoso foi o Coliseu) e durante os eventos eram distribuídos alimentos (trigo, pão). O objetivo era alcançado, já que ao mesmo tempo em que a população se distraia e se alimentava também esquecia os problemas e não pensava em rebelar-se.
  Tá, mais e você com isso? Você não está mais na idade antiga e muito menos é romano, no que isso implica a nós brasilinos?
  O que acontece é que ainda nos dias de hoje, mais de 6.000 anos depois, esta técnica continua regendo países de governos impotentes (leia-se Brasil), onde já que não é possivel dar uma qualidade de vida real, possível seria né onde saúde, educação e segurança são garantidas gratuitamente aos contribuintes. Em vez disto é usada a mesma artimanha do Imperador Comodus dando comida e diversão ao povo que por sua vez esquece dos problemas econômicos e socias de seu habitat.
  Mas qual seria nosso pão e circo contemporâneo ? Pois não se tem ouvido falar em lutas de gladiadores, e o povo tem se alimentado com mais do que pão e trigo.
  A ùnica diferença é que no tempo de hoje, os gladiadores trocaram a espada e o escudo por bola e chuteira, e o Coliseu são os estádios, e pra quem não gostar de futebol não tem problema, pois é pra isso que existe a programação tosca na televisão, que é para te entreter, pra você não ver que o programado é você. (Gabriel o Pensador Business)
  Sendo assim o "Circo" já foi refutado, mas e o "Pão", o que seria?
  Calma meu jovem, seu ilustre governo pensando em você (ounãoné), criou o “Bolsa Família”, entre outras bolsas, que engambela os economicamente desfavorecidos e deixa todos que recebem o agrado muito felizes e agradecidos. O motivo de dar dinheiro ao povo é o mesmo dos imperadores ao darem pão aos romanos. Enquanto fazem maracutaias e pegam dinheiro público para si, distraem a população com mensalidades gratuitas.
   Estes programas sociais até fariam sentido se também fossem realizados investimentos reais na saúde, educação e qualificação da mão-de-obra, como cursos profissionalizantes e universidades gratuitas de qualidade para os jovens. Aquela velha frase “não se dá o peixe, se ensina a pescar” pode ser definida como princípio básico de desenvolvimento em qualquer sociedade.
  É isso aí meus amigos como dito na apresentação do blog, haviam coisas a serem trazidas a luz e esta politica com certeza é um delas, felizmente há uma saida, porém haverá sempre os acomodados que acharão tudo isso bobagem e não vão dar a importância necessária, a esses só lamento, mais se você é uma pessoa de caráter e personalidade provavelmente sabe que "Somente com educação e cultura os brasileiros podem deixar de precisar de doações e assim, se desligar desse vínculo com o “pão e circo”, pois estes são os meios para reduzir a pobreza. Precisamos de governos que não se aproveitem das carências de seu povo para obter crescimento pessoal, e sim que deseje crescer em conjunto com estes".

Um comentário:

  1. Acho sinceramente que quem fala essas coisas nunca passou por uma situação difícil, sem ter estudos , sem emprego e com família pra sustentar, e saúde e estudos independem do Bolsa Família.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...