Pesquisar este blog
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
Irã ameça atacar alvos americanos em todo o mundo
Embaixador diz que retaliações podem se estender pelo planeta se Irã for atacado
O embaixador iraniano em Moscou, Seyed Mahmoud-Reza Sajjadi, disse nesta quarta-feira que seu país pode decidir atacar alvos americanas por todo mundo se o Irã sofrer uma investida militar do Ocidente. Sajjadi acrescentou que os EUA estariam “cometendo um grande erro”, comparado a “suicidio”, ao atacar o segundo maior exportador da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).
- Os americanos sabem o tipo de país que o Irã é. Eles foram avisados da união de nosso povo. E é por isso que somos capazes de estender a retaliação por todo o mundo. Mesmo se eles (EUA) atacarem, nós temos uma lista de ações a serem tomadas. Eles (EUA) ficarão desapontados por terem cometido um grande erro – disse o embaixador.
Os EUA têm tentado forçar Teerã de desistir de seu polêmico programa nuclear de enriquecimento de urânio. Os americanos e aliados têm concentrando esforços em sanções econômicas, como o congelamento de recursos iranianos em bancos e a proibição da compra de petróleo da república islâmica. Nenhuma medida que envolvesse ação militar foi tomada até o momento tanto pelo Irã quanto pelos EUA.
O Ocidente acusa Teerã de estar tentando desenvolver pesquisas para a criação de armas nucleares. Já o Irã argumenta que os objetivos do programa nuclear são pacíficos e têm como meta a geração o desenvolvimento de energia nuclear. Nas últimas semanas, a tensão entre os lados têm aumentado. Em resposta às sanções, o Irã ameaçou fechar o Estreito de Ormuz, uma das principais rotas de exportação de petróleo no mundo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário