Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Parlamento grego aprova plano de austeridade e resgate financeiro

Plano foi exigência de credores para ativar resgate financeiro ao país.
Noite em Atenas foi marcada por violentos protestos contra medidas.

Do G1, com agências internacionais

  O Parlamento grego aprovou neste domingo (12) o plano econômico de austeridade solicitado pelos credores do país com o qual se ativará o resgate financeiro e sua manutenção na Zona Euro.

Após uma noite caracterizada por violentas manifestações contra a austeridade em Atenas, o programa econômico foi adotado por maioria de votos, pouco antes das 23 horas (21h de Brasília).
  
  O primeiro-ministro Lucas Papademos fala ao Parlamento grego neste domingo (12) (Foto: John Kolesidis / Reuters)

  Pouco antes da votação crucial para o país e a Zona Euro, o primeiro-ministro grego, Lucas Papademos, disse que os deputados gregos "assumirão sua responsabilidade" e "definirão a escolha mais importante" para a Grécia, que é "avançar com a Europa e a moeda única".
  "A violência e a destruição não têm lugar em uma democracia", completou o premiê, ao se referir às violentas manifestações ocorridas na capital grega neste domingo à noite contra o programa econômico apresentado para análise dos deputados.
  Em seu terceiro discurso público em três dias, o primeiro-ministro insistiu novamente diante dos deputados sobre a importância de suas decisões: "avançar com a Europa e a moeda única" ou levar o país à "miséria, à bancarrota, à marginalização e à exclusão do euro".

  Franquia da Eurobank em Atenas, na Grécia, é consumida pelo fogo durante protestos realizados neste domingo. (Foto: Thanassis Stavrakis/AP)
  O plano apresentado aos deputados prevê um pacote de medidas de austeridade em troca de um novo resgate financeiro do país por parte de seus credores institucionais e uma operação de eliminação da dívida por parte dos credores privados.
 Papademos lembrou que os três objetivos do plano são o saneamento das finanças públicas, o restabelecimento da competitividade do país e o reforço de seu sistema bancário.
saiba mais

 Ataques
 Cinemas históricos, cafés e lojas foram incendiados enquanto a polícia anti-protesto tentava conter manifestantes mascarados no centro de Atenas.
  Um fotógrafo da agência de notícias Reuters testemunhou prédios envoltos em chamas e grandes faixas de fumaça no céu noturno. O confronto com a polícia, na parte exterior do parlamento grego, durou horas.
  A Grécia precisa dos fundos antes de 20 de março para atender o pagamento da dívida de 14,5 bilhões de euros e o projeto de lei suscitou a ira nas ruas e tumultos dentro do governo de coalizão.
  
  Bombeiros tentam abrir com serra elétrica um caminhão da corporação utilizado no combate a incêndios, já que manifestantes tomaram as chaves do veículo durante protesto realizado em Atenas. À direita, loja é consumida pelo fogo. (Foto: Thanassis Stavrakis/AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...