Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Até quando o Brasil será o celeiro do mundo ?

  
  Bom dia meus queridos leitores !
  Hoje enquanto lia as noticias do dia, me decepcionei mais uma vez com nosso governo, parece que ainda não é nesta década que o Brasil vai tirar o pé da lama. 
   Acompanhe este trecho da reportagem do G1 para entender melhor do que estou falando:
  "A economia brasileira fica estável no terceiro trimestre de 2011 na comparação com os três meses anteriores, segundo divulgou, nesta terça-feira (6), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Produto Interno Bruto (PIB), em valores correntes, chegou a R$ 1,05 trilhão no período. No segundo trimestre, em relação ao primeiro, a economia cresceu 0,7%, segundo dados revisados.
  No terceiro trimestre, em relação ao segundo, os setores que tiveram os piores desempenhos foram a indústria, com queda de 0,9%, e serviços, com recuo de 0,3%. O destaque positivo ficou com a agropecuária, que cresceu 3,2%. "Setores importantes para a economia tiveram uma queda grande, como os automóveis, os têxteis e produtos químicos”, disse Rebeca de La Rocque Palis, gerente da Coordenação de Contas Nacionais do instituto."

   -
   Primeiro ponto negativo, a industria foi um dos setores que registrou maior queda, ou seja, vamos ter que importar produtos que poderíamos fazer aqui.
   Isso quer dizer que desde a primeira revolução industrial no século XVIII, onde o mundo foi separado em fornecedores e produtores o Brasil continua na mesma, ou seja ele está vendendo a matéria prima para os produtores e depois tendo que comprar de volta como produto industrializado com o dinheiro ganho da venda. Sendo assim o líquido da venda acaba sendo muito pequeno, e o crescimento ficando sempre na casa do 0, alguma coisa.
    É obvio que se deve se haver um investimento maciço na agropecuária, porém não se deve esquecer dos outros setores que alavancam a balança comercial, pois se assim for o Brasil vai ficar para sempre como celeiro do mundo. 
    Segundo ponto negativo, as indústrias textil e de automóveis também registraram queda, com certeza devido a ideia genial da nossa presidenta Dilma Lula Roussef de aumentar o IPI sobre produtos importados, o que forçou as marcas importadas a aumentarem os preços de seus produtos, fazendo com que as classes menos favorecidas da sociedade adiassem as compras, aí você pensa, mas isso não é bom ? pois as marcas automobilísticas ou texteis mais vendidas são importadas, o lucro não iria para os seus países de origem ?
   Não necessariamente, pois eles pagam impostos aqui, de ocupação e também de renda, quanto menos milhões venderem menos milhões vão pagar, gerando esse deficit que estamos vendo, a não ser que esteja havendo de novo um esquema de sonegação de impostos, ou qualquer outra picaretagem, que justifique a queda.
   Terceiro ponto negativo, para piorar a indústria química também registrou queda, então me diga qual é o principal produto desta indústria? Acertou quem disse Petróleo, pois é parece que o descobrimento dos poços do Pré Sal foram pura campanha para aumentar a popularidade e eficiência do governo Lula, ao que parece aquele petróleo não foi e nunca será tirado de lá, pelo menos não sem ajuda da tecnologia estrangeira, o que acarretará numa divisão do bem. 
  Acho que por agora é só amigos, a mensagem que queria passar é a minha indignação com a má administração da máquina do governo, que insiste em não investir em tecnologia e indústria, deixando o país sempre na condição de setor primário.
    Deste modo o nosso Brasil não vai de maneira alguma acompanhar o exemplar crescimento da China, que é a nossa companheira no BRIC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...