Pesquisar este blog

domingo, 4 de dezembro de 2011

Eutanásia, Distanásia ou Ortotanásia ?

  
  Eutanásia:
  É uma forma de apressar a morte de um doente incurável, sem que esse sinta dor ou sofrimento. A ação é praticada por um médico com o consentimento do doente, ou da sua família. A eutanásia é um assunto muito discutido tanto na questão da bioética quanto na do biodireito, pois ela tem três lados, os quais falaremos aqui. É difícil dizer qual desses lados estaria correto: de que forma deve-se impor a classificação do certo e errado neste caso?
  A favor:
  Do ponto de vista a favor, ela seria uma forma de aliviar a dor e o sofrimento de uma pessoa que se encontra num estado muito crítico e sem perspectiva de melhora, dando ao paciente o direito de dar fim a sua própria vida.
  Contra:
  Já do ponto de vista contra, chamado de distanásia, a eutanásia seria o direito ao suicídio, tendo em vista que o doente ou seu responsável teria o direito de dar fim uma vida com a ideia de que tal ato aliviaria sua dor e sofrimento, sendo assim este lado defende a vida até o ultimo instante, mesmo que gera muita dor e angústia ao paciente.
  Nem lá nem cá:
  Como no meio político, aqui também há os lados direito e esquerdo representados nos tópicos acima, aí você pergunta então qual é o meio nesta historia ?
  O meio aqui representado seria então a tal da "Ortotanásia", você a conhece ?
   A ortotanásia seria simplificadamente, o meio-termo entre esses dois procedimentos. É dela a ideia da promoção da morte no momento certo (orto: certo, thanatos: morte) – nem antes, como ocorre no caso eutanásia; nem depois, como na distanásia. Assim, ela opta por restringir, ou descartar, tratamentos agressivos e ineficientes, que não reverterão o quadro em questão.
  Cabe à ortotanásia a promoção de cuidados paliativos ao paciente, até o momento de sua morte. Estes são definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como o controle da dor e de outros sintomas, e o cuidado dos problemas de ordem psicológica, social e espiritual; atingindo a melhor qualidade de vida possível para os pacientes e suas famílias. Dessa forma, os cuidados visando o bem-estar da pessoa passam a ser a prioridade, e não a luta contra algo que, inevitavelmente, não tem como se combater – no caso, a doença e o fim da vida.
   Agora que você conhece os três lados da moeda (qual é a moeda que tem três lados ?), você já é capaz de formar uma opinião a respeito desta questão?
    Afinal a eutanásia deve ser considerada homicídio? permitir que uma pessoa sofra angústia até seu ultimo suspiro de vida deveria ser considerado tortura ?

Um comentário:

  1. Sempre tive idéia formada sobre isso, só não sabia que se chamava Ortotanásia. Sou absolutamente contrária a artifícios para prolongar a vida, quando a natureza já tenha decretado a morte do paciente. Inclusive já deixei isso por escrito para meus familiares. Não quero prejudicar minha família nem os médicos, só quero que, quando chegar a hora, a lei me permita morrer em paz.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...