Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Corrupção !

 
 A corrupção aflige todos os países, prejudicando o progresso social e alimentando a desigualdade e a injustiça. Quando os fundos essenciais para o desenvolvimento são roubados por indivíduos e instituições corruptos, são os mais pobres e vulneráveis que são roubados de oportunidades de educação, cuidados de saúde e outros serviços essenciais.
  Embora os pobres possam ser marginalizados pela corrupção, eles não serão silenciados. Nos acontecimentos em todo o mundo árabe e durante este ano, os cidadãos comuns uniram suas vozes para denunciar a corrupção e para exigir que seus governos combatam este crime contra a democracia. Os seus protestos provocaram mudanças no cenário internacional que meses antes dificilmente poderíamos imaginar. Todos temos a responsabilidade de tomar medidas contra o câncer da corrupção.
   A Organização das Nações Unidas está ajudando os países a combater a corrupção, como parte de uma campanha mais ampla e sistemática para ajudar a fortalecer a democracia e a boa governança. A Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção é um importante instrumento nesta luta. Exorto todos os governos que ainda não a ratificaram a fazerem-no sem demora. Também recomendo a todos os governos que incluam medidas de combate à corrupção em todos os seus programas nacionais que promovam o desenvolvimento sustentável.
   O setor privado também tem muito a ganhar com medidas anticorrupção pois ela distorce mercados, aumenta custos para as empresas e, em última instância, penaliza os consumidores. As empresas podem criar uma economia global mais transparente através de iniciativas anticorrupção, incluindo o Pacto Global das Nações Unidas. No dia de ontem, sexta-feira, houve o Dia Internacional contra a Corrupção e não aconteceram grandes manifestações contra a roubalheira instaladas nas entranhas dos governos e este fato significa que o povo não tem ainda a consciência exata do quanto apenas ele pode acabar com esta epidemia no Brasil. É necessário que nos rebelemos contra o político e governantes com ficha suja neste país e façamos votos de cumprir com a nossa parte, agindo fortemente contra a corrupção, criticando aqueles que a praticam e promovendo uma cultura que valorize um comportamento ético na política e nos governos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...