Pesquisar este blog

sábado, 10 de dezembro de 2011

Por que a maioria dos presos não são ressocializados ?


  

   É fácil constatar irregularidades no sistema carcerário, que atentam contra os direitos dos presos e os principais são superlotação, péssimas condições de higiene e das instalações físicas. Os presos não trabalham e nem estudam, condições essenciais para a pretendida ressocialização deles. Os mutirões que são promovidas pela Justiça, com apoio do Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil, continuam livrando mais presos e a argumentação principal é de que a cadeia não recupera ninguém, talvez acreditando que o criminoso, em processo de auto-análise nas condições didáticas das ruas, conclua que o crime não compensa e então resolva seguir no caminho do bem. Infelizmente não é o que se observa no cotidiano policial e assim é possível que uma delegacia registre a passagem de criminoso três vezes no mesmo ano. O criminoso que foi preso flagrado com porte ilegal de arma de fogo, volta ao cárcere pelo mesmo crime, por roubo, tráfico de drogas ou por homicídio. Quando se trata de menores infratores envolvidos em furtos, as passagens na polícia são mais freqüentes. 
  O policial que tanto trabalhou para prender sente-se como enxugador de gelo, as vítimas temerosas esperando a próxima investida criminosa se desesperam e o criminoso desfila com a certificação de especialização marginal. 
  Nas prisões de quadrilhas a qualidade de reincidente é como se fosse obrigatória para a inclusão do criminoso no bando, cujas habilidades são facilmente divulgadas no cárcere, local do congresso técnico do crime. Quando se trata de estelionatários, os registros de suas passagens rápidas na prisão, não mais que poucos dias, os tornam profissionais de uma promissora carreira. O vai e vem do cárcere mostra que se a cadeia não ressocializa, as ruas menos ainda.

Um comentário:

  1. há uma compaixão exagerada para com quem comete crime no Brasil. E visão superficial quanto ao sofrimento da vítima.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...