Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

"Os Simpsons vão ao Brasil" - A imagem do Brasil no Exterior !

   
  Olá amigos !
  Já faz algum tempo que foi gravado o episódio "O feitiço de lisa" mais conhecido como "os simpsons vão ao Brasil", da série animada "Os Simpsons" que desde sua exibição aqui gerou muita discussão e protestos, não apenas pelo tom ácido e apelativo que já é a marca de Matt Groening (o produtor) mas também por trazer a tona os problemas sociais nosso país.
  No episódio a tradicional família amarela decide vir passar as férias no Brasil a fim de encontrar um menino com quem Lisa conversava por cartas.
   Ainda chegando no hotel cai da bolsa de Homer um livro com o titulo "como pilhar o Brasil", mostrando nossa fragilidade econômica, da qual qualquer turista pensa poder levar vantagens com acordos comerciais. No decorrer do episódio acontece uma série de palhaçadas, as quais nós sabemos não ser verdade, como macacos nas ruas, samba mais parecido com lambada, e ratos por todas as partes na favela.
   Porém em meio a todas estas sátiras, há algumas mais ofensivas, como por exemplo quando a mulher que está vendendo bebidas a Homer diz que estava apenas o distraindo enquanto seus inúmeros filhos o rouba, e a visão que os turistas fazem das nossas mulheres, por razões obvias mostrado no desenhos pelo programa que Bart assiste no hotel, mostrando uma apresentadora seminua e demasiadamente sensual.
  Mas antes de cair com os porretes em cima de Groening, vamos tentar entender se não é cabível esta visão americana do Brasil  mediante ao que eles veêm quando vem nos visitar.
   Primeiramente vamos analisar a  violência e os assaltos, será que este é um modo correto de ver o nosso país, será que nossa segurança pública é boa o suficiente para não levar esta imagem que leva mundo a fora ? Sejamos honestos, nós sabemos que não, sabemos que qualquer um a qualquer momento pode ser assaltado e vítima de latrocínio, porém nós já estamos acostumados (não devíamos), mas o turista quando vem para cá não está preparado para como nós, e fica horrorizado ao sofrer um "arrastão" e voltando ao seu país comenta com seus entes, e isto aliado a muitos anos acaba gerando esta fama ao Brasil.
   E agora em relação as nossas mulheres, por que os turistas tem esta imagem delas ? Simples, vamos pegar o mesmo exemplo do desenho, o programa infantil que é relacionado ao Brasil nos EUA é o programa da Xuxa, e graças a temporada nada bem afamada que ela passou por lá (quem quiser pesquise), na qual fez filmes pornográficos e não teve um comportamento muito respeitável, fez com que fosse justificável as cena da apresentadora sexy no programa infantil que Bart assistia.
   Mas e na vida real, de que forma se justifica este comportamento, por que acontece esta forma errônea de julgar as mulheres brasileiras no exterior ? Diria eu que o problema está enraizado na nossa própia sociedade, por exemplo as adolescentes que já não fazem questão de se preservar, e que adoram cada vez mais mulheres de baixa índole em vez de se inspirar nas grandes personalidades do nosso país como por exemplo Vanessa de Figueiredo Vilela Araújo ( que diga-se de passagem é muito mais bonita do que a mulher melancia), aliás pergunte a alguma destas jovens seguidoras de tendencias ditadoriais se elas sabem que  Vanessa figueiredo está cotada entre as 10 mulheres indicadas ao Empretec Women in Business Award 2010, ou se ao menos elas sabem o que é isso ou quem ela é, claro que não pois a mídia não quer passar este incentivo positivo as meninas, os poderosos querem que elas dancem funk e desfilem nuas no carnaval, para atrair mais turistas nas temporadas, sim isto é realmente ultrajante as mulheres respeitáveis. Mas para não me prolongar muito clique "aqui" e acompanhe algo que escrevi já faz algum tempo sobre isto.
    Este caso de Matt Groening foi apenas mais um, ainda existem vários outros como o do ator Sylvester Stallone que disse que poderia explodir o Brasil todo e na volta ainda ganharia um macaco, ou o de
Robin Williams fazendo piadas preconceituosas sobre nosso país. A verdade é que enquanto os próprios brasileiros não mudarem a maneira de pensar, e cobrarem de seus líderes mais investimento na cultura e formação, continuaremos a ser piada para o mundo todo.
    Mas que fique bem claro que Matt Groening não é nenhuma santinho, não cabe a ele expor ao ridículo os defeitos do nosso país sem nem ao menos tomar uma base concreta das críticas a fazer, porém o fato é que quando a crítica vem de um extrangeiro é sempre mais ofensiva, talvez se fosse algo feito por um brasileiro não geraria tanta discussão, acho que deve ser pelo mesmo motivo de um gordo não se importar quando outro gordo brinca com o seu físico mas se importar quando um magro o faça.
     Então a nível de curiosidade neste link está o episódio completo, não pude postar direto no blog pois não estava no youtube , assista e tire suas próprias conclusões:http://www.videolog.tv/video.php?id=724027

Um comentário:

  1. Creio que parar se avalir com justiça deve-se avaliar toda a obra. A grande maioria dos epsódios de "Os Simpsons" ocorrem nos EUA e toda a sociedade de lá é costumeiramente criticada no desenho há mais de 20 anos. Quando não, os Simpsons já viajaram para diversos paises, incluindo os do chamado "primeiro mundo" como a Austrália, o Japão e a França.

    Resumindo: embora seja uma visão exagerada da realidade, como a sátira deve ser, fez justiça e não existe mentira nenhuma ali.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...