Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Vantagens e desvantagens da Copa do Mundo em 2014.

Vantagens:  
  Em 2014, o Brasil sediará a Copa do Mundo e em 2016 as olimpíadas. Os principais benefícios que eventos como esses podem trazer para um país, em especial para as cidades-sede , são: os investimentos em transporte, educação, habitação, viadutos, obras de sinalização e promoção de acessibilidade, investimentos esses que mesmo depois de terminado o evento continuarão no país beneficiando sua população. De acordo com Domingues (2000, p. 6).
  A promoção de grandes eventos esportivos tem sido a estratégia de diversos países para atração e de atenção internacional. Os benefícios econômicos desse evento retratam um argumento utilizado para justificar o esforço e o gasto público para sediar tais eventos [...] os mega-eventos esportivos podem representar como um catalisador de aceleração do processo de investimento em áreas cruciais que já deveriam ter ocorrido.

Desvantagens:
  Apesar dos grandes investimentos nas cidades-sedes e no planejamento da copa, se não há uma previsão de uso da infra-estrutura montada para o evento, após o término do mesmo, podem ocorrer perdas aos cofres públicos. Os governantes precisam assumir grandes gastos após os eventos para manutenção das estruturas, que apesar de passarem a ser pouco usadas necessitam desses investimentos. Por exemplo, “a Grécia que gasta cerca de R$ 202 milhões por ano para manter suas construções depois das olimpíadas e a cidade de Montreal que somente em 2006, após 30 anos da realização dos Jogos Olímpicos, conseguiu sanar uma dívida, cerca de R$ 2,8 bilhões” (Golden Goal, 2010).
  Para evitar e amenizar tais situações é preciso prévio planejamento e investimento em incentivos ao esporte e cultura para que as estruturas não caiam em desuso, é recomendável também avaliação da demanda de mão de obra e serviços em longo prazo de residentes locais, por exemplo: investimentos na especialização de mão de obra, para outros fins que gerem lucro as comunidades locais estimulando o crescimento da renda e trabalho, o que possibilitará maior arrecadação de impostos que poderão ser usados para financiar as despesas adicionais e novos projetos.
  Eventos como a copa e olimpíadas podem ocasionar redução de verbas públicas destinadas a fins específicos como saúde e educação, que são utilizadas para construção da infra-estrutura necessária para realização dos eventos esportivos, ou seja, se não houver fiscalização e auditorias por partes dos órgãos responsáveis, como Ministério Público e Tribunais de Contas, a população mais carente pagará um alto preço pela realização de tais eventos. Por isso é preciso especial atenção a essas despesas que não podem usar verbas destinadas a outros fins (básicos e essenciais para a população em geral).
(http://bibliofest.blogspot.com)

  Opinião:
  O Brasil está passando hoje por um bom momento na sua econômica (poderia ser melhor), e um evento como este certamente trará, obras de urbanização e melhoras para a população, porém haverá sempre os céticos que dirão que não é uma boa ideia, e que este dinheiro poderia estar sendo usado em algo de maior importância, como saúde e educação. Mas digo, estes não estão totalmente errados, com certeza o investimento que será aplicado nos interesses da copa e também das olimpíadas, daria para fazer um boa melhora em vários setores do estado, porém se em mais de 500 anos de historia este país continua beirando o ridículo quanto a estes dois aspectos citados, com certeza esta quantia não iria para os fins destinados, e sim novamente para os bolsos dos corruptos.
  O que dá margem a suspeita de roubo deste dinheiro destinado a copa, por meio de falcatruas ou super faturação das obras. Assim o meu voto é para que haja sim a passagem deste evento pelo solo brasileiro, porém a população não pode se esquecer que ainda estamos no Brasil e deve cobrar transparência absoluta na execução das obras.
  

72 comentários:

  1. Até que enfim uma opinião sensata sobre os eventos esportivos no Brasil!

    ResponderExcluir
  2. pooo cara, fico muito show cara, sem descrição cara, showzaço cara!
    tava procurando a anos isso cara, poxa cara, fazia tempo que não lia um texto assim cara! SHOW! caraa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito show seu comentario "CARA" kkkk

      Excluir
    2. não cara, tipo assim cara, ah cê não entende cara!
      esses tipo de coisa cara e muito maneira mano, é noís .
      falow cara . kkkkkkkk

      Excluir
    3. kkkkkkk..falou tudo "CARA" kkk

      Excluir
    4. pra quê tanto CARA pelo amor de deus ?

      Excluir
    5. Cara tipo assim cara,mt legal esse texto cara,mas cara,pq vc so fala cara,cara, msm assim ajudou mt no meu trabalho obg ao cara q escreveu bjo no core

      Excluir
    6. Cara tipo assim cara,mt legal esse texto cara,mas cara,pq vc so fala cara,cara, msm assim ajudou mt no meu trabalho obg ao cara q escreveu bjo no core

      Excluir
    7. nossa cara vc é otario cara

      Excluir
    8. Kkkkk, seu comentário é fantástico CARA

      Excluir
    9. cara carei caras tão cara que cara ficou cara cara realmente cara cara

      Excluir
    10. to e cara cara esse cara é o cara namoral ta na cara que ele é o cara e q os cara admira esse cara por ele ser o cara, cara!!

      Excluir
    11. QUANDO SE FALA EM BRASIL TODOS. JA SABEM O RESULTADO. CARA AS PESSSOAS QUE GOVERNAN ESSE. BRASIL NUNCA. DEMONSTRARAN COMPETENCIA PARA ADMINISTRAREN NADA. ISSO PORQUE. ELES SO PENSAM NO LUCRO PARA O BOLSO DELES A PROVA DISSO. E' A SITUAÇAO. INTERNA DO PAIS NADA FUNCIONA A COLOCAÇAO ANTERIOR SOBRE DESVANTAGEM. E'PERFEITA

      Excluir
    12. Caralho, cara!
      Esse cara é o cara!
      O Cara-de-caralho, cara!

      Excluir
    13. É o Dinho Ouro Preto ??? cara !

      Excluir
    14. voce é bobo..só fala cara..cara..????

      Excluir
    15. cara caramba cara cara ô

      Excluir
  3. oloco bixu! a pagina ta maulukaa sô! só os topicos curiósos!

    ResponderExcluir
  4. Hehe muito obrigado pessoal, só estou tentando fazer o melhor para os leitores, comentários deixam deixam um administrador feliz shushua vlw

    ResponderExcluir
  5. Muito Bom, parabéns ao autor do texto. :)
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Estava precisando mesmo de um texto como este para minha redaçaõ.Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Ótimo texto, sendo que isso pode ser uma temática que caia no Enem, e pode ser temática de redação nas escolas. Bom posicionamento e apresentação consistente dos fatos. Perfeito.

    ResponderExcluir
  8. muito bom cara, isso com certeza irá me ajudar no enem2012.
    brigadão cara...

    ResponderExcluir
  9. Valeu me ajudou muito...!!!

    ResponderExcluir
  10. bem voce deveria pensar,como um politico que com certeza deve pegar boa parte desse dinheiro da copa e por no bolso dele ou ele pode ajudar a população e não receber nada em troca.

    ResponderExcluir
  11. Ficou ótimo achei que teve um bom posicionamento mas não se esqueça de ter sempre originalidade de suas ideias e de suas opiniões por que "bem aventurado é aquele que se expõe e não se acha ridículo ao fazê-lo" frase de Franklin Gomes siga-o em:http://adilsonfancisconunes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não concordo com a sua opinião, acho que o dinheiro investido nas construções dos estádios poderiam ser usados para escolas e hospitais e as obras de mobilidade pública também deveriam ser feitaNAUM PERA É CLARO QUE FOI UM ÓTIMO TEXTO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordooooooooooo.
      #Brasildespreparado

      Excluir
    2. Vc acha que eles investiriam todo esse dinheiro em hospitais e escolas ???? Eu acho que não , mas cada um com sua opinião né.

      Excluir
  13. Nossa, muito bom o texto parabens ao autor, concordo plenamente com sua opiniao :)

    ResponderExcluir
  14. precisa de mais desvantagens

    ResponderExcluir
  15. muito bom, me ajudou muito obrigada.

    ResponderExcluir
  16. muito bom msm parabens

    ResponderExcluir
  17. A lele é linda logo é minha filha!

    ResponderExcluir
  18. A ju é perfeita logo me dará um dez na redação!

    ResponderExcluir
  19. Realmente seus comentários são excelentes, mas é importantíssimo ressaltarmos aqui, que durante esse evento as violências e outros problemas sociais que já são explícitos no nosso país, vão aumentar de forma descontrolada. Pois estamos falando de um "investimento" que envolve o "MUNDO". Será que o Brasil tem estruturas suficientes? Bom, espero que sim, porque se caso a resposta fosse "não" Vossa Senhoria, a população das cidades-sede, consequentemente iriam sair no prejuízo!

    ResponderExcluir
  20. Se vai ou não nos ajudar esta copa não sabemos,mas devemos saber que isso não depende dos políticos mas sim de nos o povo.

    ResponderExcluir
  21. essa copa e essa olimpiada e uma panhasada mesmo em ves desse gorverno investi esse dinheiro em bens publico que investi em construçao de estadios as vezes o povo e muito besta mesmo.

    ResponderExcluir
  22. este texto vai me ajudar muito ;para a redação do vestibular.

    ResponderExcluir
  23. esse texto com certeza è um texto apropriado pra uma estudante

    ResponderExcluir
  24. Copa do Mundo 2014: ''O Estado paga a conta e a iniciativa privada fica com o lucro''. http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_noticia=20092&cod_canal=41 …

    ResponderExcluir
  25. Sonho de lucro em 2014 se torna incerteza para vizinhos dos estádios...http://www1.folha.uol.com.br/esporte/1070443-sonho-de-lucro-em-2014-se-torna-incerteza-para-vizinhos-dos-estadios.shtml …

    ResponderExcluir
  26. Economia ñ passa por bom momento neste 2° semestre de 2013...Economia brasileira caiu 0,5% no terceiro trimestre de 2013. http://on-msn.com/1eS2XJR

    ResponderExcluir
  27. Copa do Mundo de 2014 será financiada quase que totalmente por dinheiro público...http://raquelrolnik.wordpress.com/2011/03/02/copa-do-mundo-de-2014-sera-financiada-quase-que-totalmente-por-dinheiro-publico/

    ResponderExcluir
  28. muito bom, foi uma dissertação muito consistente com um pote de vista bem amplo..

    ResponderExcluir
  29. Muito bom o comentario...
    Mas com a copa e o dinheiro mau investido em estadios, não seria melhor investir em educação, saude e infraestrutura?
    Afinal, com essas contruções depois será mesmice... é uma coisa momentanea. E investir em educação, saude e infraestrutura é bem melhor!
    Ou as gerações futuras iraão estudar em estadios? Quando ficarem doente irão para o estadio?
    Mas certo que tem vantagens e desvantagens...
    E certo de que tem mais pontos negativos do que positivo!!!
    Reveja seus conceitos sobre a copa !!!

    ResponderExcluir
  30. nossa valeu,estava procurando um texto assim sobre a copa do mundo para fazer meu trabalho de escola obrigada ao cara que escreveu isso .

    ResponderExcluir
  31. Por mim eu parava o brasil com manifestaçao nos dias de jogos nao por causa da nossa seleçao pelos corruptos que gastarao milhoes com esse evento que guando acabar eles vao querer repor o dinheiro gastado e vai sair dos bosos de quem nosso

    ResponderExcluir
  32. Resumir.No Brasil hoje em dia Futebol,eventos internacionais são mais importantes que Saúde e Educação,por esse motivo e outros,hoje Bandido protege comunidade e Policial mata Inocente trabalhador.Antes também de começar a reclamar,pense porque quem sai em Outubro pra votar,somos nós,se o Brasil tá assim a culpa também é nossa de não saber "escolher" um político "certo".Revolução talvez seria a Solução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Mayara pelo seu comentário, muito bem feito, enquanto alguns gritam gool, pessoas morrem por falta de atendimento medico a educação regride a violência aumenta e o povo fica a espera da eleição para eleger os picaretas políticos, bem que as coisa neste país deveria ser padrão FIFA.

      Excluir
    2. A TRISTEZA QUE FICA E' SABER QUE OS BILOES GASTOS NESSE
      EVENTOS PARA SATISFAZER OS INTERESSES DE ALGUMAS PESSOAS DEPOIS QUE ACABAR ISSO TUDO QUEM VIVER VERA
      TODAS ESTAS OBRAS BILIONARIA FICAR CHEIAS DE MATOS E.
      RATOS. MORADIA PARA. MORADORES DE RUA .SABEM OQUE ELES VAO ALEGAR? ,QUE NAO TEM VERBAS PRA MANTER. A MANUNTENÇAO DAS MESMAS.O BRASIL NAO VAI PARECER DESORGANISADO,E INEFICIENTE ,ELE JA E' ASSIM DESDE QUE
      FOI DESCOBERTO ,ATE'HOJE. SO QUEREM LEVAR O. OURO AS. CONSEQUEMCIA SO QUEM VAI SOFRER SOMOS NO'S. OS MENOS FAVORECIDOS.

      Excluir
  33. eu concordo com a copa do mundo mais o absurdo de dinheiro que são gastos isso eu discordo, mas torco muito pelo Brasil e acho que a população ira torcer pela seleção

    ResponderExcluir
  34. A copa do mundo é um grande evento que deve ser aproveitado mas para os politicos corruptos isso é mais importante que educação saude e segurança e concordo que uma revolução serie otimo.

    ResponderExcluir
  35. essacopa e uma meda!!!!
    so ta dando prejuiso se fose eu que tivese organisando tinha mandado emfia tuda no cúúúúúú!!!! isso e uma palhasada uma merda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perceberam como o Brasil precisa muito mais de educação do que de copa do mundo?

      Excluir
  36. concordo.... pelos textos bem escritos e a elegância dos comentários dos "caras", nosso fraco é mesmo a educação!

    ResponderExcluir
  37. Achei o texto buceta!

    É um elogio, pq adoro buceta.

    ResponderExcluir
  38. Pelo amor de deus! educação aonde de vantagens ?
    é piada né!

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. É lógico que a Copa, não traz beneficio nenhum, nem em curto, médio ou longo prazo, os políticos sabem disso, mas para eles isto era para ser marketing(esta é a idéia destes eventos), felizmente para eles não foi assim,ainda bem por isso continuarei criticando, sobre trazer turismo(que é a unica razão válida), quero contar um segredo, seria muito mais barato, investir em marketing no exterior, do que fazer um evento que vai dar prejuizo para o resto da nossa existência como pais.

    ResponderExcluir
  41. Amei o blog mano. Ótima visão do que está acontecendo hoje em dia aqui no Brasil. Gostei demais. Show de bola. Fica com Deus e continue escrevendo artigos como esse cara ��

    ResponderExcluir
  42. Cara,to de cara.Ficou muito cara<Cara.Continue postando isso ai ,Cara.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...